Professor de Educação Física e a Fisiologia do Exercício


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.



A fisiologia do exercício trata-se de uma ciência, que estuda como as funções orgânicas respondem e se adaptam ao estresse imposto pela atividade física, ou seja, analisa os efeitos agudos e crônicos dos exercícios sobre as estruturas e aplicações dos diversos sistemas.

Devido a isso, a funcionalidade desse conhecimento é de adequar os exercícios físicos para cada indivíduo. Não somente, é preciso também considerar as características e limitações da pessoa. Até porque, cada corpo tem as suas próprias limitações fisiológicas que demandam ser alinhadas.

A partir disso, o profissional de Educação Física necessita desse conhecimento para conseguir prescrever o exercício ideal, considerando:
o volume;
a intensidade;
o tempo de recuperação;
o método de treinamento;
as características especiais do indivíduo (ex. adolescente, feminino);
a presença ou ausência de complicações crônicas.

Não é à toa que essa área evoluiu vertiginosamente nos últimos 40 anos. Além disso, diversos foram os progressos alcançados devido aos benefícios da fisiologia do exercício.

Segundo especialistas, a aplicação da fisiologia do exercício vem sendo aprimorada. Isso porque, antes era comum acreditar que a análise da fisiologia do exercício era o suficiente apenas na avaliação inicial. Mas como o corpo humano está em constante mutação, é necessário adaptar sempre.

Assim, o profissional de Educação Física que tem esse conhecimento está ainda mais preparado para fazer novas análises e correções.

Portanto, aprenda a identificar oportunidades para aumentar o rendimento. Como deu para perceber, a fisiologia do exercício é capaz de promover muitos benefícios. O que deixa visível a sua importância para os profissionais da Educação Física.

Sabendo disso, busque o quanto antes identificar nos exercícios, oportunidades reais de aumento no rendimento. Entenda que, com a fisiologia do exercício, seus clientes e alunos serão capazes de melhorar ainda mais.



Excelente conteúdo: Curso de Fisiologia do Exercício - Módulo: Sistema Cardiovascular

Informações sobre Cursos de Fisiologia do Exercício pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.