Regulação e integração do corpo durante o exercício


Meu nome é Dani e antes de ler esse texto, entre no nosso grupo de Whatsapp.


 


Observam-se na Tabela abaixo os ajustes químicos, neurais e hormonais que ocorrem antes e durante a prática de exercícios. No início e até antes de começar o exercício (pré-arranque), principiam-se alterações cardiovasculares a partir dos centros nervosos que estão acima da região medular. Tais ajustes proporcionam um aumento significativo na frequência e na força de bombeamento do coração, bem como promovem alterações previsíveis no fluxo sanguíneo regional, que são proporcionais à intensidade do exercício. Com o prosseguimento da atividade física, a saída de informação simpática colinérgica, junto com fatores metabólicos locais que atuam sobre os nervos quimiossensíveis, além de atuar diretamente sobre os vasos sanguíneo s, causa a dilatação dos vasos de resistência dentro dos músculos ativos. Essa resistência periférica reduzida permite que as áreas ativas recebam maior irrigação sanguínea. Quando o exercício se prolonga, há ajustes constritores adicionais nos tecidos menos ativos, que, assim, mantêm uma pressão de perfusão adequada, mesmo com uma grande vasodilatação muscular. Essa ação constritora permite a correta redistribuição do sangue para satisfazer às necessidades dos músculos ativos.





Clique na imagem para ampliar

Os fatores que afetam o retorno venoso são tão importantes quanto os que regulam o fluxo sanguíneo arterial.

A ação das bombas musculares e ventilatórias e a crescente rigidez das próprias veias (provavelmente regulada pela atividade simpática) aumentam imediatamente o retorno sanguíneo ao ventrículo direito. Na verdade, ao aumentar o débito cardíaco, o tônus venoso também aumenta proporcionalmente, tanto nos músculos que trabalham como nos que não trabalham. Com esses ajustes, mantém-se o equilíbrio entre o débito cardíaco e o retorno venoso. Os fatores que afetam o fluxo sanguíneo no sistema venoso são especialmente importantes em exercícios realizados de pé, nos quais a força da gravidade tende a se contrapor à pressão venosa nas extremidades.

O sistema cardiovascular proporciona uma regulação rápida da frequência cardíaca, além de uma distribuição eficaz do sangue no circuito vascular, como resposta às necessidades metabólicas e fisiológicas do corpo. As catecolaminas simpáticas (adrenalina ou epinefrina e noradrenalina ou norepinefrina) atuam para acelerar a frequência cardíaca e aumentar a contratilidade do miocárdio. O neurotransmissor parassimpático acetilcolina, por meio do nervo vago, diminui a frequência cardíaca.

Os fatores extrínsecos (neurais e hormonais) modificam o ritmo inerente do coração, permitindo-lhe acelerar rapidamente em antecipação ao exercício e aumentar até duzentos batimentos por minuto ou mais durante o exercício máximo. Como mencionado anteriormente, uma grande parte do ajuste da frequência cardíaca deve-se, provavelmente, à influência cortical exercida antes e durante as etapas iniciais da atividade.

Os nervos, os hormônios e os fatores metabólicos atuam sobre as bandas de músculo liso nos vasos sanguíneos. Isso causa uma alteração de seu diâmetro interno regulando o fluxo sanguíneo: as fibras simpáticas adrenérgicas liberam noradrenalina, que causa vasoconstrição, e os neurônios simpáticos colinérgicos secretam acetilcolina, que produz vasodilatação.

O exercício físico produz dois tipos de reação do ponto de vista fisiológico, segundo o tempo de duração em que se desenvolve: um tem ação aguda, como a resposta imediata ao estímulo do exercício, e o outro tem ação cumulativa, progressiva e sistemática no organismo, que age de forma crônica quando a atividade física é realizada por 24 semanas ou mais.


Reação aguda ao exercício

A resposta biológica às cargas do treinamento denominase reação aguda. É quando estudamos o modo como o corpo responde a um treinamento individual, como caminhar, trotar em uma pista, nadar, correr sobre uma esteira ergométrica ou realizar uma repetição de força máxima com peso, como no halterofilismo.


Adaptações crônicas durante o exercício

Quando se realizam seis meses ou mais de treinamento de forma individualizada, sistemática e progressiva, ocorrem modificações importantes no organismo, como as que ocorrem nos sistemas cardiorrespiratório, endócrino-metabólico, imunológico e musculoesquelético.


Tais modificações estão relacionadas aos seguintes princípios:

-Individualidade (incluindo herança genética)

-Especificidade do treinamento (com predomínio aeróbio, anaeróbio ou misto)

-Relação entre volume e intensidade

-Progressão da carga

-Manutenção (a perda é reversível)
Excelente conteúdo: Curso de Fisiologia do Exercício - Módulo: Sistema Cardiovascular

Informações sobre Cursos de Fisiologia do Exercício pelo Whatsapp clicando aqui ou por email clicando aqui

Poste um Comentário

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.